Cada vez mais o casamento, é um momento muito pessoal e bem adaptado ao gosto dos noivos. Deixando de lado muitas tradições, e influências familiares, mas será que é assim no geral?

Nos dias de hoje, ainda é muito frequente em Angola a tradição do alambamento, passo ao seu significado, segundo o dicionário informal:

É a cerimônia tradicional na cultura angolana. É o segundo passo depois de apresentação do noivo na família da mulher. É o momento em que se entrega os dotes exigidos pela família da futura esposa, acompanhada de comidas, bebidas, musica e conselho de ambas as partes dirigidas aos noivos.

A sua importância,

Em Angola eisxte um acontecimento muito mais importante do que o casamento civil ou religioso, chama-se o “pedido” ou “Alambamento”.
O pedido consiste em pedir a mão da namorada à família, mais propriamente ao tio, que tem um papel fundamental para que o casamento de concretize.

blog N’Gola

A intenção de casar é dos noivos, mas a decisão;

O jovem casal marca o dia do pedido…esse dia é marcado pelos tios da noiva…pois é necessário reunir toda a família e é entregue uma lista contendo o que o noivo tem de conseguir reunir até ao dia do pedido.

blog N’Gola

Reunidos os presentes pedidos, o que se segue;

Os pais da noiva, convidam os pais do noivo a entrar e o tio dá inicio à leitura do pedido apresentado pelo noivo, se o pai da noiva concordar com o pedido, o noivo terá de ir buscar o alambamento, ou seja, aquela lista de coisas que juntou….o alambamento é apresentado e se tudo for cumprido…é feita uma reunião para acertar a data do casamento e outros detalhes de natureza logística. Posto isto tudo….canta-se e dança-se….

blog N’Gola

Ainda não tive a oportunidade, de assistir a uma cerimónia como esta, mas fico curiosa sempre que me falam.

Talvez todo este pedido, possa levar ao atraso da decisão de casamento. E vocês conheciam esta tradição? Qual a vossa opinião?

Vamos a debate? Na vossa opinião os dotes costumam ser um exagero, ou serão mesmo necessários?