Na organização e preparação do casamento é preciso sabermos quais as verdadeiras funções de cada fornecedor. Desta forma vão evitar problemas de comunicação e pré suposições.
O maior problema ao organizar algo é sem dúvida a comunicação. Na organização do casamento não é diferente.
São inúmeros os fornecedores que devem ser articulados, com um objectivo comum idealizado pelos noivos. Inovar sem questionar a equipa, pode ser um verdadeiro desastre.
Por isso é preciso um líder para comandar toda a equipa e organizar todos os detalhes para o bem comum dos noivos e é aqui que vos quero alertar.
Relações públicas não é uma wedding planner
Isso mesmo, quando visitas um espaço para realizar o teu casamento, deves estar atento aos serviços que te são oferecidos.
Muitos são os espaços que erroneamente disponibilizam uma “wedding planner” , que na verdade é apenas uma relações públicas do espaço.
Relações públicas vs Wedding Planner
Relações publicas
A relações públicas é responsável, pela visita e apresentação do espaço. Até ao dia C, disponibiliza ideias e sugestões, alguns contactos de fornecedores de referência (muito importante) e algumas reuniões de esclarecimento.
Caso os noivos tenham uma wedding planner, esta deverá estar em contacto constante com a relações públicas, verificar se o pedido dos noivos será mesmo realizado. A relações públicas será mais um fornecedor a ser articulado.
Porém os noivos nem sempre têm uma wedding planner e desta forma a relações publicas, pode sem qualquer obrigação para tal, disponibilizar-se a ajudar ao máximo os noivos em tudo o que está relacionado com o espaço.
Na maioria dos casos, os noivos nas vésperas do dia C entregam todo o material ( lembranças, decoração de mesas, decoração exterior, menu, etc.) e a relações ajuda a colocá-lo nas posições correctas.
Wedding Planner
Podemos dizer que é “o maestro da orquestra”, responsável para que toda a comunicação entre fornecedores e os noivos seja perfeita.
Ela agenda reuniões, provas, degustações, ensaios, enfim acompanha os noivos em todos os processos relacionados com o casamento e contacto com todos os fornecedores. Sabendo sempre que a escolha é feita pelos noivos, apesar de toda a sua experiência.
No próprio dia articula cada momento no tempo certo, entradas, saídas, serviços, musicas, por aí.
Não esquecer
Podem existir espaços que na verdade disponibilizam um serviço de wedding planner. E como acima já descrevi algumas das suas funções, quando te for apresentado este serviço coloca questões-chave para perceber se de facto é uma relações públicas ou wedding planner.
Olha desconhecia isso! E é por estas e por outras que não queria nada “fancy” e foi mesmo uma coisa super íntima o nosso casamento…
Beijinhos,
Olá C. sim tambem sou muito prática. Beijinhos