A correria do dia a dia, está cada vez mais exigente e apesar de se falar muito de igualdade e empoderamento feminino, esse não será o foco do post de hoje.
Nesta série sobre o pós casamento, pretendo abordar temas que podem ser falados e pré tratados antes do casamento.
As tarefas domésticas são um problema tal, que foram consideradas a quinta maior causa de divórcio. Por isso é necessário, entre casal, conversar e trabalhar muito nesta área.
A correria diária e a pressão do trabalho não irão diminuir, ambos têm as suas responsabilidades fora, mas também gostam de desfrutar de uma casa limpa e organizada. Por isso vamos lá às dicas, que ajudam o casal a trabalhar em equipa:
50/50 será justo?
Os dois têm os seus trabalhos e responsabilidades mas, as tarefas devem ser igualmente divididas de acordo com a a carga horária de cada um.
A ideia é facilitar a vida do outro, cuidando e tendo atenção aos detalhes que cada um valoriza e ajudar.
Por exemplo, se um dos dois sai mais cedo do trabalho e o jantar não está pronto, pode fazê-lo de forma a agradar o outro sem esperar cobrança alguma.
Conversar é importante
A conversa sobre este tema é muito importante, para que nenhum dos dois se sinta sobrecarregado.
Pois o principal é a entre ajuda de casal. E, claramente a consequência será uma maior união e cumplicidade entre ambos.
Façam juntos
Façam as tarefas em conjunto, ou mesmo na companhia um do outro.
No meu caso em especifico, gosto de ter o meu marido por perto, apenas para me fazer companhia, enquanto faço alguma tarefa doméstica. Aproveito para colocar a conversa em dia.
Aproveitem estes momentos para conversarem sobre o vosso dia, estejam juntos na mesma divisão da casa.
Sem esquecer
Cada casal encontra a sua própria dinâmica e as dicas acima, são apenas dicas para melhorar e colocar o tema em cima da mesa para conversa.
No período de namoro e noivado, convém perceber o que trás conforto ao outro e também quais as suas rotinas e cuidados que podem ser trabalhados antes do casamento, tonando assim a fase de adaptação mais fácil.
Filho de mãe solteira cabo-verdiana aprendi desde cedo a fazer limpezas em casa, a verdade é que eu era o filho mais velho e mais preguiçoso dos três, antes de casar morei sozinho durante um ano e limpava a minha casa como um TPC para a futura vida de casado que eu desejava. A minha esposa é quem organiza tudo mas estou sempre a colaborar e como refere o bloguista quando é feito com amor não gera fadiga. Obrigado pelo post é sucesso.
Este tema tem o que se diga.
É por isso que existe o namora para os dois se conhecerem.
Eu com certeza gostaria de casar com um homem que saiba e goste de fazer tarefas domésticas.
Não por ficar mais folgada,mas sim que ele não se sinta impossibilitado de fazer algo.
Gostaria sim de ter o meu futuro esposo ao meu lado,quando tivesse a executar as tarefas e de conversa em conversa ele acabaria por ajudar.
Concordo com tudo, se há coisa que me faz confusão é que nos dias que correm ainda exista quem ache que a mulher é que tem a obrigação de fazer tudo. É suposto o casal ser uma equipa, então é preciso trabalhar como tal, incluindo nas tarefas domésticas.
Bom dia Armanda. Não se trata do que os outros acham ou dizem por aí. A verdade é que cada casal tem a sua própria dinâmica de acordo com as suas personalidades, gostos e etc.
Obrigada pela tua participação espero ver-te mais por aqui. Beijinhos
Uaaauuu!! Excelente post.
Comunicação e compreensão são a chave!!
Quando deixamos de pensar no nosso próprio bem e começamos a pensar em como agradar o outro, até as tarefas domésticas deixam de se tornar um peso.
“Pois o principal é a entre ajuda de casal.”
Parceria acima de tudo 💙
Olá Jacira 😀 A entre ajuda e cuidado com o próximo trás uma união e cumplicidade entre o casal. Beijinhos