Aqui pelo blogue falamos muito sobre organização de casamento, e os detalhes da preparação deste dia tão esperado.

Mas além deste dia, sempre alerto os meus clientes que é preciso pensar no pós festa, ao mesmo tempo que organizam o dia do casamento.

A lista de novas responsabilidades e decisões é longa e grande parte só tomamos conhecimento no meio da situação e sem aviso prévio.

No meu caso foi muito difícil mesmo, apesar de questionar algumas pessoas casadas antes, as situações em que fui colocada a prova depois foram muitas.

Para evitar que isso vos aconteça, vou dar-vos 5 dicas base porque existem muitas mais, para se precaverem de algumas situações.

Encontrar casa: Alugar vs Comprar

É uma pergunta que muitos casais me colocam quando estão a pensar casar.

Quando casei não tinha a visão de ter casa própria e sempre tive muitas duvidas em sediar-me em um local. Na época foi a melhor decisão porque pudemos morar em alguns locais e perceber onde gostaríamos mesmo de ficar a morar.

No entanto o mercado imobiliário mudou muito e a renda de uma casa alugada, nos centros urbanos, estão com preços absurdos e a opção de comprar casa torna-se bem mais vantajosa.

A opção de compra envolve algumas responsabilidades que os casados de fresco, podem não ter. Mas para melhor ajuda pedi ajuda a alguém do meio e a imobiliária Maria dá-nos uma ajuda:

“Para mim é melhor arrendar ,pois como é no inicio de casamento podes sempre precisar de um emprego novo e tens mais vantagens em ires para junto do trabalho numa casa arrendada do que numa de compra

depois para comprar tens que ter o um capital já bom para investires ou vais ter que ir ao banco pedir e ai ficas 40 anos com um encargo.

 

Primeiro de tudo vais ao banco perguntar quanto eles te emprestam com o teu ordenado e a quantidade de anos ,depois eles dizem te um valor , só depois deves começar a procurar casa , os bancos só emprestam 80% do valor do imóvel ou da sua avaliação. Só ai é que sabes se tens ou não aprovamento do imóvel que escolheste ,e ainda acresce os seguros e se é renda fixa ou variável ,que altera com os juros.”

 

 

Conta bancária: Conjunta vs Separada

 

 

O assunto dinheiro cria sempre ou quase sempre um mau estar, mas é um assunto que deve ser falado e esclarecido.

Não existe uma regra padrão, isto porque cada casal tem duas personalidades diferentes ( poupado, esbanjador, organizado, delegador, e por aí).

O casal por norma recebe salários diferentes e tem os seu objectivos sejam eles comuns ou individuais que devem ser pesados, no momento da escolha da estratégia financeira.

Mas depois de alguma pesquisa, apesar de não ser a minha escolha, vejo que faz muito sentido: é cada um ter a sua conta e um conta especifica para pagamento de contas.

Atenção que este é tema que deve ser colocado em conversa, antes do casamento, isto porque se os objectivos não são os mesmos, irá em regra criar muitos problemas. Sem esquecer que o factor económico é um dos maiores responsáveis para o divórcio.

O que mais te preocupa no pós casamento?
Coloca por aqui as tuas perguntas irei ajudar-te!