Olá!

Ao longo do blogue falar de casada para casada, tem sido pouco regular no entanto, eu penso que mesmo quem ainda não casou, ler sobre a experiência de casada é bom e pode evitar cometer erros desnecessários.

Tenho observado e partilhado com algumas pessoas da mesma opinião e trazer essa partilha aqui, e claro mais que nunca, quero saber a vossa opinião.

O difícil noivado…

Até ao dia do casamento, o casal enfrenta demasiadas dificuldades, com familiares, amigos, a lista de convidados, encontrar casa, a documentação para casar. A lista é grande e podem ler as experiências das noivas e do noivos aqui pelo blogue.

Como partilhado com a noiva Susana aqui no blogue,Tudo isto só nos uniu mais, tivemos que aprender a confiar um no outro, a lutarmos juntos, a dar força um ao outro.”

Mas e depois?

Enfim casados, o nome aumenta, faz-se aquela mudança básica e crucial no estado civil nas redes sociais, uma partilha enorme de fotografias dos convidados e dos próprios noivos.

Mas a euforia passa e aí sim, começa uma vida nova, a informação é muita, passas a começar a conhecer alguém mais intimamente como também a ti mesmo, nessa nova realidade.

Adeus amigos

Com o novo estado civil, e todas as mudanças que incluídas no pacote, os amigos passam a ser excluídos desta nova realidade.

É necessário cuidado e atenção nesta situação, porque a verdade é que acaba por acontecer uma certa distância e  desinteresse de ambas as partes.

Precisamos lembrar que os mesmos amigos que tinham antes de casar, mantêm-se os mesmos depois de vocês terem casado e como antes é preciso criar momentos e investir na amizade.

A partilha

Quando casei, sem me aperceber isolei-me dos meus amigos. Passei a vivenciar toda aquela experiência sozinha. Pensava que como a maioria eram solteiros não me iriam compreender.
As dificuldades começaram a existir e não tinha com quem partilhar, pedir ajuda ou até mesmo ir beber um café simplesmente.
Aí percebi que algo não estava bem. Eu afastei-me e percebi que acabei por afastar os meus/nossos amigos.
Logo procurei mudar e perceber que é preciso sim investir nas nossas amizades de forma saudável e ainda que não partilhem do mesmo estado civil, têm condição de nos ajudar de alguma forma, nem que seja como bons ouvintes.” – Casada

3 Dicas

Evita   – A bolha do relacionamento, mesmo desde o namoro. Permitam-se ter outras experiências em separado.

Não pressiones – Os solteiros, estão solteiros, por algum motivo. Evita impingir o teu novo estado civil para alguém que já está cansado de saber a sua condição civil.

Floreados não – Por favor evita mostrar apenas o lado belo da tua nova realidade, afim de motivares a ala de solteiros. Deves respeitar sempre o teu/tua noivo/a, mas a tua sinceridade é tudo e aí sim podes ajudar os teus amigos/as.

Sei que o tema é muito falado por aí, por isso quero saber a vossa opinião. Já vos aconteceu? Acham que esta situação é uma realidade comum ou não têm nexo nenhum?