Muito se fala do facto de que é preciso saber cozinhar para poder casar, mas será que é mesmo assim? Porquê tanta importância, sobre este assunto?
No meu caso foi um verdadeiro desafio e até hoje ainda o é, mas já não me assusta tanto. Não é algo que goste de fazer mas, nem por isso o faço de qualquer jeito.
Não pensem que não sabia cozinhar antes de casar, pois eu sabia, mas somente para mim! Um detalhe muito importante. Quando fazia as minhas marmitas, estivessem elas salgadas ou não por exemplo, eu teria de as comer.
No inicio do meu casamento contei com muita paciência do meu marido, uma super ajuda das minhas amigas casadas e depois comecei a caminhar com o Tio Tube.
Mas sobre este tema, nada melhor que saber a opinião das sogras, kakakak. Para percebermos o quão importante é para elas, fizemos as seguintes questões:
1. Acha importante que antes de casar a sua nora saiba cozinhar?
2. Ensinou o seu filho a cozinhar?
3. Estaria disposta a ensinar a sua nora os pratos preferidos do seu filho? Ou prefere que seja o seu segredo?
Eis as respostas:
Sim, é bom se ela souber alguma coisa de cozinha, senão terão os dois que se esforçar. Não ensinei o meu filho a cozinhar, mas a realidade é que lhe está no “sangue” e ele sabe algumas coisas.Teria todo o prazer em ensinar a minha nora os pratos preferidos do meu filho, não tenho segredos na cozinha. Cila Vicente
Sim, logo a partida a mulher que tem o sonho de casar ,ela vai se preparando e o saber cozinhar é um dos papéis mais importantes que a mulher deve desempenhar. Sim ensinei o meu filho a cozinhar. Claro que estaria disposta a ensinar a minha nora, até porque o meu filho é quem mais se beneficiaria. Eu e a ela seriámos parceiras e não concorrentes. Elsa Barros
Na minha opinião, eu acho que as meninas devem aprender a cozinhar antes de casar. Todo o marido sente-se orgulhoso da esposa saber cozinhar, para se gabar diante dos amigos ou até da própria família. Mas hoje isso não é grave, graças a Internet. Desde tenra idade que ensinei o meu filho a fazer arroz, massas e saladas. Eu tenho prazer e boa vontade de ensinar as minhas noras a aprenderem a fazer os pratos preferidos de seus maridos. Marcelina Brito
E as nossas casadas, o que será que nos tem a dizer sobre o assunto? Vão partilhar tudo connosco!
Quando estavas noiva, sabias cozinhar só para ti, ou já sabias de facto cozinhar?
Quando estava noiva sabia cozinhar apenas para mim, durante esse tempo procurava saber com a avó dele e com a minha sogra também os pratos preferidos dele e também aquilo que ele não apreciava. Quando tenho duvidas pergunto à minha mãe algumas vezes, mas muitas das vezes a quem pergunto é ao meu marido rsrsrs ele cozinha melhor que eu e muitas coisas que sei hoje aprendi com ele.
Marta Rosa
No meu casamento, eu não tive esta preocupação ou dificuldade com relação à cozinha/cozinhar, porque já cozinhava desde os meus 15 anos. Cozinhar sempre foi uma das minhas boas referências, sei que cozinho muito bem, e quando me casei, apenas aperfeiçoei-me um pouco ao gosto do meu marido, pois ele também já sabia cozinhar, e muito bem por sinal, e ajuda-me muito neste sentido, e assim, apenas adaptámos ao gosto um do outro. Formamos uma bela dupla na cozinha, temos gostos muitíssimo similares. Confesso que ele cozinha tão bem quanto eu e, às vezes, até “competimos” um com o outro, rrsss!
Cinthia Bacelar
Procuras te saber quais os pratos preferidos do teu futuro marido, com a tua sogra? Ou achas te desnecessário?
Para ser sincera não me preocupei muito com isso… depois não tive muitas oportunidade de estar com a minha sogra, namorei, noivei e casei em um ano.”
Susana Ribeiro
Não acho desnecessário, mas a mim não calhou ou simplesmente não me lembrei de ver isto com a minha sogra, em especial, por ela viver distante (em outro País), então eu não tive uma pré-referencia correlação aos gostos do meu esposo correlação aos seus pratos favoritos, portanto, fui sabendo directamente com meu esposo mesmo, e mesmo antes de casar, em alguns jantares e almoços juntos, dava para ter uma noção dos seus pratos preferidos, mesmo sem precisar perguntar, e confesso que não foi difícil, pois tenho um marido “comilão” e muito apreciador de comidas/pratos, rrrsss, e come um pouco de tudo!
Cinthia Bacelar
Quando tens uma duvida de cozinha, quem procuras em primeiro lugar? Mãe, sogra, internet, ou outra opção?
Normalmente quando tenho alguma dúvida na cozinha pergunto a pessoas mais experientes que estiverem mais próximas a mim.
Suénia Mendonça
De vez em quando ainda espreitava como os meus pais cozinhavam e dai não houve muita necessidade de ir à net, mas quando preciso de fazer algo que não sei ou pergunto à minha mãe, irmãos, sogra e se não há oportunidade vou à net. Com a questão de ter começado a cozinhar, comecei a ver que até gosto de o fazer e os cozinhados saem saborosos, isto porque quando o acto que estamos a desempenhar é com amor, sai saboroso mesmo que os ingredientes sejam produtos mais baratos.
Sara Borges
Passas te por alguma dificuldade ou episódio engraçado, no teu casamento nesta área?
A situação mais engraçada que passei, foi quando estávamos recém-casados e eu ainda não descascava bem os legumes. Então tive que descascar batatas, demorei uma eternidade e só consegui acabar de cortá-las em cima de uma tábua de cozinha, bem ele brinca com esse episódio até hoje e na altura filmou e fez questão de mostrar a minha sogra kkkk.
Marta Rosa
Assim algo engraçado não me lembro… ainda não sei se é o meu esposo que gosta de tudo ou se sou eu que cozinho bem mas nesta área fico sempre mais preocupada quando recebo visitas… sempre fui habituada (na casa dos meus pais) a receber a família e a fazer grandes almoços em família (no dia antes eu ficava com minha mãe a preparar sobremesas e a deixar tudo pronto para dia seguinte), e gosto disso… gosto de ter tudo preparado com antecedência e penso em tudo o que vou por na mesa, e depois descobri que o meu esposo é também um perito em receber, gosta de tudo bem decorado, e dá importância aos detalhes como uma bonita entrada… valorizo muito os momentos à mesa e em família, gosto que a televisão esteja desligada e nada impeça de aproveitar aquele momento para conversar, trocar experiências, no fundo aproveitar o momento.
Susana Ribeiro
Esse assunto é bem delicado para mim.
A única coisa de que não gosto de fazer em casa é cozinhar. E o facto de ter começado a cozinhar apenas quando fui viver sozinha fez com que tudo o que aprendesse fosse apenas e só ao meu gosto e nas quantidades suficientes para mim.
Então começaram as criticas de que nao daria uma boa esposa e foi rápido até se instalarem as insegurancas de não nunca estaria pronta para tal papel.
Mas assim como é referido neste post, tudo é possivel de reverter. Com mais esforço e uma porcao dobrada de dedicação e sacrificio, mas possível hehehe
Vamos em frente, meninas.
Mãos na massa, literalmente falando!
Martinha isso mesmo mão na massa. 😘😘😘
Na minha opinião cozinhar é muito importante (9), pois o momento da refeição une o casal e uma refeição gostosa com um toque especial faz cair por terra toda a preocupação dum dia cansativo.
A eterna guerra entre nora e sogra começa na cozinha e porque não vencer essa guerra mesmo antes de casar, aprendendo a cozinhar de tudo mesmo sem gostar de alguma coisa? ??
Com o tempo torna-se uma tarefa prazeirosa.
Um beijito!!!
Minha querida Lili amei o post e amo o teu blog.. nao por me seres querida mas porque estás a realizar um excelente trabalho 🙂
Obrigada pelas partilhas.. por acaso ja tinha pensado nisso e de ha um tempo para cá que tenho investido nesse sentido 😉
Beijinho
Gostei muito do post desta semana. Muito importante o tema.
Gosto de cozinhar pois desde muito cedo aprendi com a minha mãe e o meu pai.
Penso que cozinhar para o mau marido quando casar será um prazer, pois sempre ajudei em casa e sempre cozinhei para mais de três pessoas.
Concordo plenamente com a ideia de que as mulheres que pretendem casar e formar uma família devem aprender a cozinhar, não porque é uma tarefa exclusiva da mulher, mas porque é uma característica da mulher casada, que cuida e quer ser cuidada. A culinária é um mundo a ser descoberto e sem duvida uma das formas mais eficazes de harmonizar um lar .
Lili, amei o post! Muito bom mesmo, bem explicativo e esclarecedor.
Preciso melhorar na cozinha… kkkkk 🙂
Muito bom meninas ?
Obrigada por partilharem as vossas experiências ?, ajudou-me imenso.
A minha pontuação é 8 .
Cozinhar já cozinho a um tempo para minha familia, mas por sermos de países e cultura um pouco diferente, meu futuro esposo gosta de algumas comidas que ainda não sei, rsrsrs.
Mas com certeza vou me recorrer a minha sogra.
Obrigada pela dica.
Lili simplesmente amei amei e amei tudo sério amo o blog.