Como introduzi no post anterior, nesta série vamos poder ler e conhecer experiências de casadas, há muito ou há pouco tempo.
Mas sempre de forma anónima, não iremos expor ninguém, pois é algo muito íntimo.
Além disso quero contar com a vossa participação nos comentários e caso também não se queiram expor é tranquilo, o importante é desmistificar o que acontece de facto na fase da adaptação, tirar dúvidas e dar dicas.
Hoje a experiência é super interessante e creio que ajudará muitas a investirem mais na preparação para o casamento.
Solteira vs Casada
“Sou filha única e nunca fazia nada em casa, sabia que se deixasse o quarto por arrumar, quando voltasse teria tudo arrumado.
No início do casamento, não tinha paciência para aprender e nem disposição para fazer nada em casa, o meu marido chamava-me à atenção, mas não adiantava nada. Por muitas vezes discutíamos sobre o assunto, mas infelizmente eu não mudava.
Acabava por muitas vezes ser ele a fazer as coisas lá por casa quase na totalidade.Tudo porque fui habituada a tal realidade.”
Realidade vs Expectativa
Acredito que depois da experiência escrita acima estás a pensar, “mas como assim?, não se preparou?” . Pois bem, vamos saber tudo.
“Basicamente tinha tudo planeado na minha cabeça, mas os planos são uma coisa e a realidade é outra.
Tudo é novidade! Vais ter vontade de fugir, vais ter alturas em que as saudades da casa dos pais vão aumentar, do teu quarto, das tuas coisas.
Mas quando estás disposta a acertar, vais amar a nova fase.
Podes estar assustada mas o teu marido talvez também esteja. E que tal ajudarem-se um ao outro? Porque agora vocês são uma equipa, que tem que ganhar.”
Amiga, 3 anos de casada
Dica Mrs Correia
A nossa criação é algo muito influente e quando expostas a uma nova realidade, percebemos isso, e damos o nome de “choque de realidade”.
É necessária disposição para mudar algumas ideias e atitudes, para que haja harmonia entre o casal. Ambos terão que ceder em diversas situações e isso pode ser treinado no período do noivado.
Planear mentalmente, não é suficiente, o interessante é perceber com alguém mais experiente como será a realidade de uma mulher casada e fazer algumas experiências antes.
Neste post, “5 coisas que precisas saber antes de casar” podes perceber o que podes fazer, durante o período de noivado, como preparação. Mas nunca te podes esquecer que, apesar de todos os preparos, as realidades são sempre diferentes e isso conseguirás perceber ao longo desta série.
Muito bom!… Mas ainda só de opinião que podemos nos preparar, imaginar , planear , mas só estando a passar pela experiência é que iremos aprender, como lidar com a situação.
Muitas pensam “Quando eu casar depois vou aprender o importante é casar”, é claro que ainda depois de casada tem muito que se aprender, no meu caso tenho muito a melhorar, mas aconselho as solteiras a aproveitarem a vida de solteira e aprenderem, a se organizarem melhor porque com o casamento a rotina continua, e tem muitas coisas básicas que como solteiras se pode aprender antes do casamento para evitar muitos problemas. A fase da adaptação não é facil, cada uma tem a sua história, mas é um aprendizado contínuo, e é sacrifício, um a sacrificar pelo outro. O melhor de tudo é reconhecer as falhas, ser humilde e tentar melhorar, nesse post o bom é que ela reconheceu e tb o marido ajudava , quando o marido ajuda nas tarefas domésticas é sempre bom os dois se ajudarem.
Muito bom, irei acompanhai esta série.
Estou casada há 1ano e sete meses, e ainda tem coisas que tenho de ajustar, de mudar e melhorar. O casamento é um aprendizado, uma jornada realmente maravilhosa, mas exige sacrificio, renúncia e disposição. Ninguém chega ao alto de uma montanha, e tem o privilégio de admirar a vista, sem antes passar pelo desconforto da escalada.
É a realidade de cada uma, o bom é ela reconhecer e tentar mudar!
Eu já é ao contrario quando vivia com meus pais sempre fiz tudo sozinha em casa por isso com 10 anos já sabia arrumar e cozinhar! Por isso hoje para mim isso não têm problema acaba por ser mais fácil, tento sempre fazer as coisas e deixar o máximo tudo organizado!
Amei o post… De certeza se muitas lerem sobre isso ja vão ter uma perpectiva de como fazer, que é mesmo apreender antes so casamento… Porque o após ja é uma adaptação estranha por si so… imagina se vamos nos casar sem saber fazer nada, ou acostumadas a não fazer nada… ja torna tudo mais complicado…
Obrigada pelo post… amei mesmo
Muito interessante, na minha opinião, a melhor forma de preparação é antes, pois muitos pensamentos do tipo, “quando tiver casada eu faço” é pior… Não sabemos o que nos espera na vida a dois.
Gostei muito 👏🏾👏🏾👏🏾
Que bom! Sem duvida que é preciso mesmo praticar alguns dos nossos planos para a nossa vida a dois. Beijinhos.
Eu desde que me lembro sempre disse que queria ter a minha casa, viver sozinha e a altura que os anos vão passando (tenho apenas 20 anos) essa vontade de ter a responsabilidade de pagar as minhas contas, ter a minha própria casa aumenta. Podem estar a pensar, credo rapariga! só tens 20 anos, pois só tenho 20 mas é uma coisa que quero muito. Não vou mentir vou sentir muitas saudades da casa da minha mãe mas também me vai ajudar a crescer ainda mais como pessoa.
Beijinhos :*
omundodapequeninaaa.blogspot.com
Oi! A tua iniciativa é incrível, porque quando queremos muito alguma coisa, estamos dispostas aos sacrifícios necessários, para alcançar o nosso objetivo. Beijinhos
Realmente é um tema muito interesaante. Eu mesmo não sendo casada iidentifiquei-me bastante com o título, a criação influencia muito as nossas atitudes e reações diante de uma nova realidade. No meu caso vivi este mesmo “choque” ao sair de casa e passar a viver sozinha. Eu é que tinha de fazer tudo pois não tinha mais quem o fazia por mim.
Gostei muito do post. Que venham mais destes!
Oi Irina. Sim a nossa “bagagem” influência bastante.
Por isso precisamos ter a mente aberta e estarmos prontas para mudar.
Beijinhos 😊
Desejosa por mais e mais!
Muito bom o post, confesso que ao ler pensei “como pode ela dar-se uma de cunanga?” Rsrsrsrs…Mas com avançar da leitura percebi kkkkk Lá está a criação, a cultura acredito que sejam ingredientes que pesem um pouco…minha mãe desde muito nova fez questão de me ensinar as tarefas habilidosas de uma dona de lar, mas contudo acredito que há sempre o choque de realidade em relação à adaptação.
Oi Vânia. Sim esta é apenas uma das muitas experiências possíveis na fase da adaptação. Lembrando que nenhuma se iguala pois todos somos diferentes. Beijinhos 🤗🤗
Olá meninas! Não sou casada mas sempre que penso em casar penso no quarto que a minha mãe vai ter de ter sempre em minha casa 😂 mas sei que me vai dar um gozo eenorme puder gerir a minha própria casa e futura família, ainda com todos os desafios que possam surgir. Na cultura da minha família, as mulheres são sempre habituadas a fazerem tudo desde cedo, os rapazes nem tanto. Mas é uma nova fase a dois, que sendo cúmplices, não tem como dar errado ✨
Casar é excelente. Mas também um desafio é óptimo o conteúdo do post para todas as que são casadas para perceberem que não estão sozinhas e as solteiras para verem o que devem de trabalhar em si mesmas
Oi Paula. Sem duvida aquele “abre olhos” para nós mulheres. E desfazermos alguns daqueles “macaquinhos ” na cabeca que gostamos de alimentar, a dita “voz negativa”. E percebermos que todas passamos por dificuldades no incio. 😘😁
Oi suse isso mesmo uma fase a dois, que deve ficar reservada aos dois. Mas nunca esquecendo que podem pedir ajuda nesta fase a casais mais experientes.
Será muito esclarecedor.
Beijinhos 😘
Gostei bastante do post ! Acho que apesar de não estar casada são dicas bastante interessante e que serão usadas no futuro com certeza !! Obrigada pelas dicas ☺️
Ótimo conteúdo!
Tema super interessante,
Um texto que representa a realidade de muitos.
Amo fazer tarefas do lar, para mim é sempre um prazer, não sou casada e quando estiver a vivência esta fase saberei qual é o meu papel, mais isso não implica que o marido não possa participar. Obrigada pelo conteúdo 🔝
Oi Suzete, claro a participação dele é super importante e da mais motivação ainda. Beijinhos 😁😊😊
Oi Jessica. Assim consegues ter noção do que acontece nesta fase. 😊beijjnhos
Realmente uma coisa é estar mentalmente informada e outra é vivenciar o que aprendeu que é totalmente diferente.
Parabéns!!!!
Excelente post!
Tenho a certeza q vai ajudar a muitos, pois o processo de adaptação é muito decisor e infelizmente é nesta fase q muitos acham q estão com a pessoa errada e desistem.
Se na época do namoro e noivado já forem acertando pontos e acima de tudo se mentalizarem q vão deixar de ser um para ser dois, já estão a meio caminho pro sucesso.
Ola Patricia! Sim é muito chato quando o casal desiste logo nesta fase.
A adaptação pode ser muito difícil quando nao existe, a percepção que esta é uma fase a ultrapassar e nao para desistir.
Beijinhos 😘🤗
Oi ussumane a prática é muito importante mesmo. 🤗🤗