Não vermos o dinheiro, faz-nos perder muitas vezes a sensibilidade para o cuidado e atenção de uma boa compra, ou estabelecer prioridades em relação as contas, como dizem “olhos que não vem, coração não sente.” Será?

A avaliação diária das contas, pode dar um pouco de trabalho, mas fará de ti uma óptima administradora e saberás onde gastas, cada cêntimo, e não te verás como um saco roto. Segue as dicas com atenção, e torna-as funcionais ai em casa.

Quem será o administrador?

Em primeiro lugar deves perceber, no casal, quem tem mais habilidade para a gestão financeira, tempo e disponibilidade para tal. Não precisa necessariamente ser quem recebe mais.
Ainda assim os dois devem conversar bastante e tomar decisões em conjunto, saber a quantas andam, traz união e um esforço para o bem comum.

Recepção e tesouraria

Diz adeus aquele monte de cartas, espalhas pelos cantos da casa. Estabelece um lugar especifico para as cartas, ou e mail de contas a liquidar. Encaminha para o responsável das contas. Assim seja quem receber, sabe onde terá de colocar e confia que será tratada.

Excel a ferramenta mais útil

Criar uma planilha para inserires os valores que entram e saem, para estares sempre actualizada, em realção aos valores, que tens disponíveis ou não.
Existem valores fixos e outros variáveis, prioriza os fixos, quanto sabes que irás receber, e as contas fixas.

2 Arquivos

Cria dois arquivos, o “A pagamento” e “Pagamento efectuado”, com as datas para saberes com que ainda podes ou não contar.

Calendário

Para mim é obrigatório, mais do que folhear uma agenda, ter “de caras” o que temos para pagar e quando temos que o fazer, torna tudo mais claro.
Cria a tua folha mensal, seja no telemóvel, computador ou até mesmo impressa.

Aponta tudo

Caderno, agenda, telemóvel, enfim existem várias formas para te organizares e cada uma de nós terá que encontrar o seu melhor método de organização. Para o encontrares terás mesmo de experimentar, se um não funciona, tenta outro, mas não desistas.

Não vejas como um peso, todos os adultos tem os seus confrontos financeiros, evita divulgar para os sete ventos a tua situação. Assume o problema e investe em ti para dares a volta a essa situação, conta com os mais próximos, pois é uma área super sensível.
As dicas ajudaram? Conta-me tudo.