No corre corre dos preparativos, pequenos grandes detalhes são esquecidos, e não estamos a falar de decoração ou escolha do sapato mais confortável, mas sim de saúde íntima e sexual.

Sim um assunto que deve ser abordado antes mesmo do casamento, isto claro aplica-se aos casais que optaram por esperar pelo casamento, para iniciar a sua vida sexual.

Esta será uma série de dois posts,  que te irá ajudar a perceber que não é um assunto assim tão complexo e que devidamente resolvido, só trará benefícios para o casal assim como um casamento saudável.

Qual o momento certo para irmos ao médico?

Recomenda-se que o casal deve procurar uma consulta de planeamento familiar cerca de 6 a 3 meses antes do casamento. Isto porque no SNS, nem sempre é rápido conseguir uma vaga para consulta e alguns exames também podem demorar para serem marcados. No entanto podem sempre optar pelo serviço de saúde privado.

Quais os exames que devem ser feitos?

Convém que a mulher seja seguida por uma ginecologista, e o homem por um urologista, em todos os centros de saúde.

No caso da mulher, são feitos alguns exames como Papanicolau ( nem todas as mulheres podem fazer), e exames de observação. No caso do Homem podem ser feitos exames de próstata, e outros exames urológicos.

Para ambos são aconselhados e apresentados vários métodos contraceptivos, tanto masculinos como femininos. Na consulta, também são pedidas análises clínicas, que detectam HIV, HPV, Glucose, tipo sanguíneo, hepatites etc.

Como saber qual o melhor método contraceptivo?

Todos somos diferentes e a escolha do melhor, vai depender da conclusão dos exames, daí a importância da ida ao médico. E sem dúvida que ao começarem a utilizar irão perceber se o mesmo de aplica de forma positiva ou não para poderem alterar se for o caso.

A saúde sexual/reprodutiva é muito importante, pois 40% da felicidade ou destruição de um casamento, provém da saúde sexual, tanto a mulher como o homem têm que lutar para que isso seja algo bom, saudável, e prazeroso.

Algumas dicas para casadas e solteiras em relação a saúde intima:

❤Ter uma médica ginecologista de confiança e fazer uma consulta duas vezes ao ano.

❤ Usar no dia a dia cuecas confortáveis, de algodão que evita infecções ( urinárias, candidiase)

❤ Beber muita água ajuda imenso na nossa saúde intima, elimina maus odores, lubrifica e mantém-na saudável, com PH ideal.

❤ O gel íntimo não pode faltar, atenção a lavagem excessiva altera o ph o que não é bom. Recomendo gel íntimo que acalma a região intima e com o pH ideal, convém comprar na farmácia não no super mercado.

❤ Investe em vestuário confortável, e roupa intima de algodão. Não vistas roupa que esteja húmida na zona intima, porque tanto roupa apertada como húmida são propícias para infecções.

Colaboração de Mirta Furtado
(Gestão em saúde/ Auditoria Hospitalar)

 

Ir ao médico antes do casamento é algo que estava na tua checklist?