Ao longo dos preparativos do casamento os problemas e imprevistos multiplicam-se. Se estás no processo de preparar o teu casamento ou ajudar alguém nesta fase, não te sintas sozinha.
No blogue existe uma área especialmente dedicada a partilha de experiências das noivas e dos noivos, que sem dúvida nenhuma te ajudará a perceber que todos passam pelas mesmas dificuldades.
Mas além disso, também apresento dicas e soluções, para poderem tratar dos preparativos do casamento com a maior tranquilidade e claro, evitar gastos desnecessários.
Nas experiências partilhadas, as dificuldades que os noivos passam são várias, mas a mais forte é sem duvida os “Convidados”.
No post de hoje, vou ajudar-vos a simplificar os stresses que viveram ou estão a viver com os vossos convidados. Vamos a isso?
O inicio de tudo, a lista
A lista é enorme ao inicio, depois começam a fazer contas e percebem que não vai ser possível convidar todas as pessoas que, de alguma forma, fizeram parte da tua vida.
Começam os cortes, e mais cortes, percebem que finalmente a lista está feita. Segue-se o próximo nível, as confirmações, outro stress.
Comigo não foi diferente, até a véspera do casamento estava a receber chamadas com confirmações e desmarcações, e sei até hoje várias pessoas importantes que não puderam estar presentes, por diversos motivos e outras que compareceram no dia, sem aviso prévio.
Mas o meu foco estava bem definido, por isso tudo tranquilo! O dia era a minha realização e a vontade de influenciar os presentes a buscarem essa mesma realização sentimental.
Sou obrigada a convidar só porque é da família?
Quase todos se fazem a mesma pergunta. O facto é que existe e sempre existirão familiares mais próximos que outros. Uns que os nossos pais mais consideram e que talvez para nós, não façam assim tanta diferença. O que torna tudo mais difícil não é mesmo?
A forma mais simples será mesmo o casal perceber o que pretende para o dia do casamento. Um dia repleto de familiares que apenas se recordam da vossa infância, ou com as pessoas que de facto foram e são importantes nas vossas vidas e que participaram activamente no vosso relacionamento.
A escolha é vossa, o que pretendem recordar do vosso grande dia?
Comentários durante e pós casamento
Todos os convidados terão uma opinião, mais ou menos agradável, mas todos terão. Costumo dizer que “- A única coisa, impossível de controlar é a reacção dos convidados.” Isto porque são humanos e não robôs e não estão programados a reagirem a tudo de forma positiva.
Existem aqueles que sem noção falam no momento errado na hora errada, mas além de tudo é importante saber que isso é algo que vão ter que gerir e perceber que não podem validar nenhuma delas.
Dicas para vencer “os nervos” com os convidados
- Na lista risca as pessoas com as quais não te verias numa ilha deserta sem internet, durante 5 dias.
- Apesar de tudo o que vos disserem, discutam a dois o que realmente vos é importante para o vosso dia.
- Durante a festa evita aquelas pessoas tipicamente observadoras e comentadoras.
- Evita dar importância a qualquer tipo de comentário, não precisam justificar as vossas escolhas.
- Troca as redes sociais, por um bom café. Não uses as redes sociais para resolver, comentários ou atitudes mal compreendidas, opta por uma boa conversa com a pessoa ou pessoas em questão.
- Fica consciente que muitos comentários vais ouvir, mas o foco é viver o dia de sorriso na cara e ignorar o que acontece de mau.