Chega a hora de planear o casamento, convidar padrinhos, madrinhas, a lista de convidados, mas ainda assim continuas a sentir a necessidade de destacar, aquela pessoa querida, no teu dia especial. E qual o plano? Convida-la para ser tua dama de honor.

Mas ao longo do tempo esse mesmo convite pode tornar-se um problema, já tive muitas experiências nesse âmbito, mas deixo aqui a opinião tanto de noivas como de damas de honor.

Com o convívio com muitas noivas e damas, impossível deixá-las de fora deste post, vou partilhar a opinião de cada uma delas, sobre o tema convosco.

Porque aceitas-te o convite para ser dama de honor?

“Tudo começou por uma brincadeira, onde me propôs ser a sua dama um dia que casasse, e quando se tornou real, aceitei por consideração da minha amiga. E também por ser um momento especial para ela e para mim, por permitir fazer parte desse seu dia. E com certeza repetiria a experiência.

Mafalda Silva

“Aceitei ser dama de honor porque para mim era um privilégio poder ajudar no casamento de alguém especial para mim.

Marisa Lopes

“Aceitei porque um convite desses mostra que somos importantes para a noiva e foi uma honra.”

Marisa Inácio

“Geralmente quando eu aceito o convite paraser dama de honor , é porque realmente tenho uma grande admiração e consideração pela noiva , por isso faço com todo prazer.”

Wilma Pedro

Qual o melhor é o pior de ser dama?

“O melhor é poder estar incluída num dia especial para a noiva, pior é quando tem varias cabeças a querer que a sua ideia prevaleça sendo difícil se chegar a um consenso.”

Mafalda Silva

” O melhor é poder estar por perto dos noivos e o pior é em toda a organização da roupa, dos sapatos, pois é bom que todas as damas esteja, de acordo.”

Marisa Lopes

“O melhor é a proximidade que temos da noiva. O pior talvez alguns preparativos mais cansativos e a preocupação de ver se tudo está a correr bem.”

Marisa Inácio

“O melhor momento é o dia do casamento , pois para além de ser um dia especial para noiva é um dia especial para mim como dama de honor também, pois é neste dia que fica em evidência que o sacrifico dos noivos valeu a pena e de alguma forma as damas de honor ajudaram , para que aquele dia fosse especial .
Para mim o pior momento é ter que andar atrás dos vestidos de loja em loja, Ainda ver um preço que de para todas as damas de honor , e as vezes a própria cor e estilo do vestido que não vai muito com o teu estilo, mas como tudo é para agradar a noiva a pessoa faz com toda a satisfação , pelo facto da noiva ser alguém especial . “

Wilma Pedro

Quando casares irás optar por ter damas, ou nem por isso?

“Ainda não pensei nisso.”
Mafalda Silva

“No meu caso não acho necessário.”
Marisa Lopes

“Sim claro!”
Marisa Inácio

“Quando eu casar , vou optar em ter damas sim , pois eu acho que é uma oportunidade de reunir , pessoas mais próximas de mim para viverem , as emoções e realizações daquele dia comigo.”

Wilma Pedro

Damas de honor, sim ou não? E porquê?

“Não , porque tem aquelas que não gostam das cores, depois não gostam de saltos? Depois não gostam do estilo de vestido. Enfim.”

Paula Brito

“Eu não tive porque, foi difícil escolher entre muitas amigas. Depois cada uma dá a sua opinião e no momento que é nosso no meio de tanta atenção, acabamos por dar ouvidos as amigas, e como estamos “vulneráveis” acabamos por aceitar as suas ideias/ dicas mesmo não sendo o que queríamos totalmente.

E ficamos com pena de dizer que não . Pormenores do tipo, vestido, ramo, cabelo maquiagem
No entanto se forem damas de honor, preocupadas em te ajudar no dia e não roubar atenção da noiva, pode ser bom
Pois a noiva se puder delegar algumas tarefas do estilo ” o bolo está como queria”, os convidados já chegaram, sabem o caminho da quinta etc
Se não tiver tantos pormenores pode ser que viva mais o momento”

Vera Pinto

“Sim e não. Pois há noivas que preferem um casamento mais simples e sem muitas “frescurites” então preferem não ter, mas se no caso a noiva estiver disposta a ter damas de honor, porque quer ter perto amigas mais intimas, concordo que sim deve investir nisso, até porque torna a cerimonia do casamento e o copo d’agua bem mais divertida.”

Isabela Samara

“Damas de honor, sim sem dúvida.
Porque são os nossos olhos e ouvidos desde os preparativos até ao dia do evento. Nos temos tanta coisa para fazer quanto mais pessoas a ajudar melhor, melhor ainda quando são da nossa confiança.”
Arlene António
“Damas de honor ou de honra? Sim claro, elas têm um papel fundamental no dia tão especial que se apr
oxima – o casamento!

Normalmente são pessoas bem próximas que de alguma forma positiva marcaram a vida da noiva, por isso, não se deve escolher qualquer pessoa só para “servir de enfeite no dia ou porque simplesmente é giro e tradicional”.
A Dama de honor ou de honra ela não apenas estará dando apoio moral a noiva (que diga-se de passagem que é muito necessário, porque o “nervosismo”, o “mistério do tudo novo” não nos larga) rsrs mas também elas estarão presentes para ajudar nos mínimos detalhes!
Tais como … ajudar na escolha do vestido de noiva, decoração da igreja e espaço do copo de água, músicas de entrada na igreja, lembrança, etc etc etc bem … isto é uma lista que nunca mais termina rsrs
Resumindo, para mim as minhas Damas de Honor/Honra foram escolhidas não pelas habilidades que cada uma poderia oferecer mas pela essência e toque especial que cada uma deixou na minha vida, isso sim, lhes fizeram escolhidas!”
Marlene Inácio 

Qual a maior dificuldade com as damas?

“Tive damas de honor e a maior dificuldade foi decidir com elas o estilo do vestido e a cor do sapato. Até que chegássemos a uma decisão levou muito tempo. Mas no final correu tudo bem! “

Isabela Samara

A maior dificuldade com as damas é entre elas, infelizmente algumas querem se destacar mais que a outra ou uma achasse mais importante que a outra é acabam por não trabalhar em equipa quando se necessário.”

Arlene António

“Maior dificuldade? Hum deixa pensar … vestidos e mais vestidos, cores, cabelos, sapatos, acessórios, opiniões diferentes … tudo isso!Mas na verdade não foi um problema de todo, pois cada uma soube expor o seu ideal e chegar a um consenso, o que ajudou bastante! Acho que a flexibilidade de todas é essencial em momentos como este.”

Marlene Inácio

A escolha deverá ser de cada uma e não ser influenciada por terceiros, no entanto deves estar consciente das dificuldades, que foram apontadas acima, escolhe sim as que são mais próximas, mas mantém uma posição aberta e disponível a ouvir a indicação de cada uma delas. Pois é difícil entrar em um consenso, num grupo de mulheres que quer sentir-se bem e confortável no dia.

Se a tua decisão é avançar com as damas, então deves ter em conta, que vais ter mais um foco de organização que vai despender alguma atenção, paciência e energia. Não é tarefa fácil mas, podes faze-la.

Desde já quero agradecer a todas que ajudaram com a sua opinião neste post e a partilha das suas fotos, estão todas lindas.