Cada casamento é único. Uns investem mais na cerimonia, outros mais no copo d’agua, uns mais simples, outros com maior criatividade, mas a presença dos convidados é prática regular, mesmo já havendo muitos casais que aderem a nova prática de realizarem uma cerimónia apenas os dois.

Os convidados nem sempre sabem como proceder em um casamento. Comportam-se de forma inconveniente e muitas vezes, sem o saberem. Por isso mesmo seguem 5 dicas que todos os convidados devem saber e que não se trata de tradição, mas está incluído em um protocolo de cerimónia:

#Não confirmar a presença
Em todos os convites é referida a necessidade de confirmação da presença ou não. Porém muitos ignoram e trazem um stress a mais para os noivos, pois é necessário confirmação de presenças para o local do copo d’agua. Caso decidas, ir sem confirmar, poderás ter uma surpresa desagradável, como também ser muito constrangedor.

#Críticas e comparações para depois
Por favor deixa para depois, ou mesmo guarda-as para ti. Se algo não te agrada, ou não concordes, evita incomodar os noivos e familiares, com essa situação, é super inconveniente e desagradável e estarás a contribuir para acabar com a alegria do momento.

#Roupa branca. Não!
Neste dia é dedicado o branco apenas para a noiva e se for o caso para a menina das alianças, de outra forma deves evitar esta cor. Lembrando também que evitar cores muitos claras, seria bem pensado, pois basta um pouco mais de flash e tudo se torna branco. (Apenas deves usar branco por indicação dos noivos).

#Convidado do convidado, como assim?
Para muitos impensável, mas é algo muito regular. O convidado toma a liberdade de trazer companhia consigo, sem mesmo avisar atempadamente aos noivos. Por favor evita esta prática e ajuda a combatê-la também.

#Bar aberto com moderação!
Um casamento pede moderação em todos os sentidos, e a bebida é uma delas. Algo difícil de controlar numa festa de casamento, são estes exageros dos convidados, alcoolicamente alegres. Por favor, diverte-te e deixa a bebida de lado.

“À conversa com elas…” Opiniões de convidadas

“Deve-se ter consideração pelas escolhas dos noivos relativamente ao local da festa, decoração, vestido e até mesmo se tiver que desembolsar algum valor para o mesmo, visto que só é convidado para um casamento quem é extremamente especial. Se no caso o convidado já está a reclamar de tudo desde o início pelas condições que lhe foram propostas para estar na festa, então aconselho a nem ir, se já está com maus olhos não será da noite para o dia que irá mudar a sua forma de ver as coisas. O dia deve ser aproveitado ao máximo junto com o casal que estará especialmente feliz pela sua presença, tire fotos para mais tarde recordar, divirta-se e sorria bastante.” Vera Pina

“Genteee cuidado com a inconveniência e o comportamento !!!!! O dia do casamento é um dia em que tudo foi pensado ao pormenor, é o ” nosso dia” mas que automaticamente e de certa forma também acaba por ser para os nossos convidados , porque queremos sempre “oferecer” o melhor para os nossos convidados e é extremamente desagradável quando alguém traz problemas, ou diz coisas desnecessárias pois isso acaba por trazer um pouco de “negativismo” para aquele dia que é tão especial…. E isso inclui toda gente desde os noivos aos convidados , passando pelos padrinhos, damos e damas, etc . Toda gente tem que colaborar para que o dia corra bem e para que o dia fique marcado de “boas vibes”… É claro que as pessoas muitas vezes não dizem por mal, e imprevistos acontecem, mas há coisas que caiem muito mal e podem ser evitadas. As pessoas têm que estar à vontade mas ao mesmo tempo sentirem-se honrados por estarem a ser convidados e por terem a responsabilidade que têm… Frases como “faltou isto….e aquilo….” ou “temos um problema” , ” ou ” isto (o lugar) é muito longe ” ou ” ah afinal é assim , nas fotos não parecia assim “, nunca devem ser ditas e acho que tem que se medir muito bem as palavras para que ninguém fique magoado !!! Acima de tudo os convidados têm que passar boa energia, e claro as fotos ficam bem mais lindas kkkkkk”. Janice Teixeira

“Sem dúvida não pode haver aquela convidada que é confundida com a noiva, outras casadas a dizer ” no meu casamento tinha isto e aquilo” ou ” o meu casamento foi bem melhor” …

Aquelas amigas que só querem a atenção da noiva ou dos noivos para ela, não pode haver “patos” (pessoas que não foram convidadas), que nem no casamento da minha mãe que as tantas começaram a surgir convidados dos primos e amigos dos amigos …. kkkkk”. Neuza Chimas

E para vocês, qual é a pior coisa que um convidado pode fazer? Alguma história constrangedora? Queremos saber de tudo. rsrsrsrsr