Cada casamento é único. Uns investem mais na cerimonia, outros mais no copo d’agua, uns mais simples, outros com maior criatividade, mas a presença dos convidados é prática regular, mesmo já havendo muitos casais que aderem a nova prática de realizarem uma cerimónia apenas os dois.
Os convidados nem sempre sabem como proceder em um casamento. Comportam-se de forma inconveniente e muitas vezes, sem o saberem. Por isso mesmo seguem 5 dicas que todos os convidados devem saber e que não se trata de tradição, mas está incluído em um protocolo de cerimónia:
#Não confirmar a presença
Em todos os convites é referida a necessidade de confirmação da presença ou não. Porém muitos ignoram e trazem um stress a mais para os noivos, pois é necessário confirmação de presenças para o local do copo d’agua. Caso decidas, ir sem confirmar, poderás ter uma surpresa desagradável, como também ser muito constrangedor.
#Críticas e comparações para depois
Por favor deixa para depois, ou mesmo guarda-as para ti. Se algo não te agrada, ou não concordes, evita incomodar os noivos e familiares, com essa situação, é super inconveniente e desagradável e estarás a contribuir para acabar com a alegria do momento.
#Roupa branca. Não!
Neste dia é dedicado o branco apenas para a noiva e se for o caso para a menina das alianças, de outra forma deves evitar esta cor. Lembrando também que evitar cores muitos claras, seria bem pensado, pois basta um pouco mais de flash e tudo se torna branco. (Apenas deves usar branco por indicação dos noivos).
#Convidado do convidado, como assim?
Para muitos impensável, mas é algo muito regular. O convidado toma a liberdade de trazer companhia consigo, sem mesmo avisar atempadamente aos noivos. Por favor evita esta prática e ajuda a combatê-la também.
#Bar aberto com moderação!
Um casamento pede moderação em todos os sentidos, e a bebida é uma delas. Algo difícil de controlar numa festa de casamento, são estes exageros dos convidados, alcoolicamente alegres. Por favor, diverte-te e deixa a bebida de lado.
“À conversa com elas…” Opiniões de convidadas
“Deve-se ter consideração pelas escolhas dos noivos relativamente ao local da festa, decoração, vestido e até mesmo se tiver que desembolsar algum valor para o mesmo, visto que só é convidado para um casamento quem é extremamente especial. Se no caso o convidado já está a reclamar de tudo desde o início pelas condições que lhe foram propostas para estar na festa, então aconselho a nem ir, se já está com maus olhos não será da noite para o dia que irá mudar a sua forma de ver as coisas. O dia deve ser aproveitado ao máximo junto com o casal que estará especialmente feliz pela sua presença, tire fotos para mais tarde recordar, divirta-se e sorria bastante.” Vera Pina
“Genteee cuidado com a inconveniência e o comportamento !!!!! O dia do casamento é um dia em que tudo foi pensado ao pormenor, é o ” nosso dia” mas que automaticamente e de certa forma também acaba por ser para os nossos convidados , porque queremos sempre “oferecer” o melhor para os nossos convidados e é extremamente desagradável quando alguém traz problemas, ou diz coisas desnecessárias pois isso acaba por trazer um pouco de “negativismo” para aquele dia que é tão especial…. E isso inclui toda gente desde os noivos aos convidados , passando pelos padrinhos, damos e damas, etc . Toda gente tem que colaborar para que o dia corra bem e para que o dia fique marcado de “boas vibes”… É claro que as pessoas muitas vezes não dizem por mal, e imprevistos acontecem, mas há coisas que caiem muito mal e podem ser evitadas. As pessoas têm que estar à vontade mas ao mesmo tempo sentirem-se honrados por estarem a ser convidados e por terem a responsabilidade que têm… Frases como “faltou isto….e aquilo….” ou “temos um problema” , ” ou ” isto (o lugar) é muito longe ” ou ” ah afinal é assim , nas fotos não parecia assim “, nunca devem ser ditas e acho que tem que se medir muito bem as palavras para que ninguém fique magoado !!! Acima de tudo os convidados têm que passar boa energia, e claro as fotos ficam bem mais lindas kkkkkk”. Janice Teixeira
“Sem dúvida não pode haver aquela convidada que é confundida com a noiva, outras casadas a dizer ” no meu casamento tinha isto e aquilo” ou ” o meu casamento foi bem melhor” …
Aquelas amigas que só querem a atenção da noiva ou dos noivos para ela, não pode haver “patos” (pessoas que não foram convidadas), que nem no casamento da minha mãe que as tantas começaram a surgir convidados dos primos e amigos dos amigos …. kkkkk”. Neuza Chimas
E para vocês, qual é a pior coisa que um convidado pode fazer? Alguma história constrangedora? Queremos saber de tudo. rsrsrsrsr
Nem sei por onde começar…? Queridos convidados, por favor, ajudemos os noivos, ajudemos!!! Todos os pontos aqui abordados são muito importantes mesmo. Talvez só entenda melhor estas questões os noivos e pessoas que já estiveram por dentro da organização de um casamento. É dificil, viu rsrsrsrs
Sublinho 2 pontos que a mim, pessoalmente, me dá uma certa coceira: as confirmações de presença. Como assim, ainda vou ver?! Os noivos lembraram-se de ti, o casamento é daqui a alguns meses. Valoriza! Se a pessoa é especial, não vamos dar desculpas, vamos nos “virar”. Outro ponto: criticas e comparações…Ixii! A educação e a valorização deve estar em alta nesse dia, não dá pra deixar em casa! O dia é dos noivos. Claro, esperamos uma certa organização mas somos nós que vamos prestigia-los.
Bem, só sei que quando chegar minha vez os meus convidados ja tenham lido este post kkkkkkkk
Ótimo tema Lili ???
Na minha opinião, penso que a pior coisa mesmo, é o convidado levar um outro convidado seu sem avisar previamente aos noivos, é muito desagradável, e os noivos podem não estar prevenidos ali no momento para “pagar” a entrada de mais um, sem estar na lista dos convidados!
E outra coisa, são comentários desnecessários, como: “Ah isso é muito caro”, quando o valor por ex São 30€ por exemplo…
E ali, vê-se a consideração ou a falta dela que aquele convidado teve ou tem para com os noivos.
Pois, seria mais “humildade” dizer: ” A minha condição no momento não permite, ou não posso /não quero” , Simples assim!
E às vezes, a intenção é pra desmoralizar ali a noiva, como quem diz ” Iiih, As pessoas não querer, não vão”.”
Eu já estive num casamento, em que a minha condição financeira no momento não permitia, mas fiz um enorme esforço para estar presente, e em termos de valor era um pouco “puxado”, mas não reclamei, acetei de coração, pela consideração pelos noivos, o valor tornou-se mínimo!!
Um outro ponto: É achar que o casamento é uma troca, “ah no dela não fui, tbm não convidar no meu”…
Eu convidei uma pessoa para o meu casamento, e no dela não fui convidada, porquê? Porque na altura, não havia uma proximidade entre nós, como talvez possa haver agora, não nos conhecíamos tão bem, e quando calhou no meu, a pessoa já não me ers assim tão “indiferente”, então, a convidei por consideração, mesmo que não tenha havido isso da parte dela para comigo, quando casou!!
Olá Liliana, abordaste um ótimo tema…
De facto há convidados que não percebem o quanto são inconvenientes sobretudo no simples acto de não confirmar a presença, será por esquecimento ou por simplesmente pensar que não fará diferença, que haverá mais lugares.
Outro ponto referido pela Neusa, não há nada pior que sentar na mesma mesa com pessoas que estão constantemente a criticar, não sei que critica mais as casadas ou as solteiras com comentários “no meu não vai haver nada disso”, enquanto as casadas criam um pequeno grupo para relembrarem “Lembras-te que no meu havia isso ou aquilo”
Não podemos nos esquecer que se fomos convidados pelos noivos é porque eles têm uma grande consideração por nós, e a mesma consideração e respeito deve ser demonstrado com eles.
Parabéns pela escolha de mais um tema bombástico.
Bjs