A sociedade está cada vez mais apressada nas suas decisões e escolhas, mas existe algo que não nos podemos descuidar, as atitudes dos mais próximos. Perceber os pequenos detalhes e parar para observar cada situação antes de tomar uma decisão que irá influenciar toda a nossa vida.

Todos estamos sujeitos a errar, mas um pouco de atenção e coragem para dizer não, poderá fazer toda a diferença no nosso futuro.

No início de cada namoro existe uma pressão dos mais próximos sobre o casal ou até mesmo do próprio casal, para que tomem a decisão de casar o mais breve possível. Acabam por ignorar o período em que se devem conhecer, que é o namoro e passam a pensar já em um futuro a dois.

Mas cada etapa deve ser respeitada, para que haja segurança em avançar para a próxima etapa, se assim não for será uma bola de neve de más decisões que resultam em frustrações no futuro.

A experiência de hoje partilhada é um alerta neste sentido, por isso se estás em dúvida com relação à tua decisão, lê com atenção o que se segue. Conto com a vossa opinião sobre o tema:

O que te levou a aceitar o pedido de casamento ou a tomarem a decisão nesse sentido?

Na altura foi o gostar da pessoa, já namorávamos a algum tempo e por isso pensei que seria uma decisão certa.

O que mudou ao longo do noivado?

Várias situações e atitudes da pessoa, até mesmo durante os preparativos. A falta de maturidade a fazer as escolhas das coisas.
Eu já não tinha muitas certezas e nessa altura foram surgindo bastantes dúvidas dentro de mim se seria a decisão certa.

Como tomas-te coragem para a tomada de decisão final?

Acima de tudo foi o pensar em mim, na minha felicidade, isso deu-me coragem para agir sem olhar para trás.

Como reagiram as pessoas ?

A maior parte das pessoas ficou sem entender nada, porque ninguém entende como pode um casamento a 2 meses de acontecer ser cancelado.
Muitos se questionaram o motivo, pois nunca da minha parte eu falei a razão de ter tomado a decisão que tomei.
Apenas falei que foi melhor assim.
Claro que houve pessoas más que falaram muitas coisas desagradáveis e que doeram, mas quando tens força vais em frente e depois tudo passa.

O que aprendes te com esta experiência?

Que é muito importante conhecermos bem a pessoa antes de tomarmos um passo tão importante como este e se temos dúvidas nem adianta avançar.

O que farás de diferente na próxima relação?

Na minha próxima relação serei muito mais atenta aos pormenores, pois a pessoa pode enganar com palavras, mas jamais engana nas atitudes.

Qual o conselho que deixas para quem esteja na dúvida. No entanto que se sinta pressionada pelos mais próximos a não desistir?

É o nosso futuro que está em jogo, então nunca devemos tomar uma atitude de casar só para agradar os outros. Acima de todos temos de pensar que é aquela pessoa que teremos ao nosso lado para o resto da vida e estarei eu disposta a isso? É isso que devem se questionar antes de aceitar casar só porque alguém quer que seja com aquela pessoa.

O que tens a dizer sobre este tema?