Ultimamente, costumam questionar-me com alguma frequência, sobre como iniciar algo próprio, seja um negócio ou um projeto.

Confesso que é uma área que me interessa bastante e tenho muito prazer em poder ajudar e simplificar ideias. Com o tempo percebi que quem dá recebe!

E no mundo dos “negócios” existe um certo tabu e egoísmo em partilhar experiências com os principiantes, algo que não concordo de todo.

Nesse sentido vou iniciar aqui no blogue, na área de investimento pessoal, uma série sobre “Trabalhar por conta própria”.

 

Por onde começar?

 

Antes demais precisas avaliar quais são as tuas verdadeiras motivações para iniciar algo. Seguem algumas perguntas que podes fazer a ti mesmo/a:

  1. Sinto-me realizado/a com o meu actual trabalho?
  2. Pretendo uma maior flexibilidade de horários?
  3. Desejo alcançar a minha independência financeira?
  4. Tenho uma ideia formada sobre onde pretende chegar?
  5. Consigo conciliar o meu atual emprego, com um outro projeto?
  6. Estou financeiramente organizado/a?
  7. Sou uma pessoa organizada?

Estas são algumas perguntas para perceberes em que ponto estás e por onde deves começar. Não existem respostas certas nem erradas.

 

Características de um empreendedor

 

Quem pretende iniciar algo, tem um perfil bem definido. Se não for o teu caso, pensa de que forma podes trabalhar essas características em ti. Seguem abaixo:

Iniciativa: Não espera por condições favoráveis, usa o que tem e procura dar o seu melhor e rentabilizar os meios em prol do seu projeto.

Perseverança: Consciente nas dificuldades, porém com uma visão do lado positivo de todas elas. A maior parte das vezes vai errar para poder aprender.

Coragem: Com medo ou sem ele é preciso arriscar, o perigo está na falta de informação.

Capacidade de planeamento: Saber onde estás e onde queres chegar e o que é preciso para o conseguires. Ajuda a criar um plano de ação e formas de alcançares os teus objetivos.

Bons contactos: Conhecer profissionais da área que pretendes empreender vai ajudar a resolver problemas e chegar mais rápido onde pretendes.

Disciplina: Essencial pois serás o teu próprio patrão, cumprir aquilo a que te propões é importante, porque de início tudo irá depender de ti.

 

Quero saber a tua opinião. Ajudou? Tens perguntas? Coloca nos comentários abaixo. Conto com a tua partilha.

Partilhar