A tua amiga vai casar ou já se casou e não te convidou? Como ficaste? Pediste alguma justificação ou ignoraste a situação?

São muitas as perguntas internas, quando esta situação acontece, e sendo muito realista, acontece com muita frequência, por diferentes motivos.

Como noiva devemos estar sempre atentas no momento em que decidimos realizar a nossa lista de convidados. Ter em conta as pessoas que consideramos e se for o caso, o facto de o orçamento não te dar a possibilidade para abranger todos eles, podes realizar um convite apenas para a cerimónia religiosa. Se não for possível, uma pequena explicação, aos mais próximos que não poderás convidar, evita muitos mal-entendidos.

O momento é importante e como amiga queres lá estar, mas o convite não chega e o stress aumenta, já todas as amigas do teu grupo têm o convite menos tu, como é possível?
De facto acontece muito e fica super mal tirar satisfações com a noiva, mas podes sempre fazê-lo, dependendo sempre da proximidade que tenhas com ela, ou contar com as tuas amigas para lhe sondar, pois por vezes podes ser mesmo por lapso, a noiva não o ter feito.

Quanto mais a data se aproxima, mais pessoas se aproximam. Existe uma expressão que costumam usar quando ficamos noivas “A partir de agora, não facas mais amigos.” kakakakka.

Mas partilho convosco duas historias e como superaram a situação:

Sim, mas a questão também é que muitas vezes confundimos amizade com simpatia e acabamos por criar demasiadas expectativas nas pessoas… Creio que tenha sido isso que me levou a não ter sido convidada. Como a minha mãe chegou a comentar na altura, “Olha filha não te preocupes, continua a ser a mesma pessoa e não deixes de conversar por causa disso.” No entanto creio que é aquele choque do momento, do tipo, como assim ela não me convidou, que muitas das vezes até afasta as pessoas… entendes? Não foi o meu caso, consegui superar e dou-me bem com elas. Mas com outras pessoas pode ter outro efeito…

N.C.

(…) como já fiquei, mais ainda quando soube através dos seus parentes, amigos e redes sociais que casaria ou já casou e não me disse nada. Se ela não me convidou, amém. Tem lá seus motivos por não me ter convidado. Amizade continua em pé.

J.Q

Nesta data especial são muitos os cuidados a ter em conta pois os maus entendidos, são muito frequentes e na verdade nunca será possível agradar a todos, mas ficam algumas dicas.

3 Dicas para as noivas

  1. Faz diferentes listas, que contemplem os diversos grupos em que estás inserida (Ex. Família, amigos do trabalho, colegas de faculdade, etc)
  2. Prevê o orçamento, se depois das listas, te aperceberes que não é possível convidar todos os que gostarias, começa a pensar em alternativas. Como por exemplo, convidar parte para a cerimónia religiosa ou conversar e justificar o motivo pelo qual não irás convidar.
  3. Não stresses, nunca será possível agradar a todos, ainda que a intenção seja a melhor, não será suficiente para quem não quer entender.

3 Dicas para amigas não convidadas

  1. Continua a relacionar-te com a tua amiga, caso a situação te incomode muito, uma boa conversa irá ajudar muito.
  2. Evita ser rude, todas as noivas passam por muitos stresses, e o confronto não vai ajudar em nada. Sê cordial.
  3. Não facas “panelinha”. Sim! Não procures espalhar o teu desagrado, se algo te incomoda, resolve, mas não espalhes veneno.

Alguma noiva com dificuldades neste sentido? Alguma amiga que se tenha sentido mal? Como superaram? Partilhem tudo, ajudará a muitas.