Estamos numa época em que tudo é para ontem, o tempo cada vez passa mais rápido e parece que não fazemos nada, dentro do prazo pedido.

No entanto, todos os dias pudemos contar com, 24 horas, 1440 minutos e 86400 segundos. A sensação que temos é que precisamos sempre de mais tempo.

Este post irá focar na produtividade, mas na minha opinião, um assunto relacionado a este é a organização. Penso que sem organização é impossível ser produtivo, muitos usam a velha frase “- Na minha desorganização eu consigo organizar-me.” um facto para quem desconhece os benefícios da organização.

Portanto o próximo post da secção desenvolvimento pessoal, será a organização. Se tiverem dicas boas para serem partilhadas, enviem-nas para blog@mrscorreia.com .

Atenção as dicas abaixo para aumentar a tua produtividade:

Dormir

Descansar bem é essencial, o número de horas varia muito de pessoa para pessoa, umas 6 horas outras 8 horas.

O importante é conseguir descansar bem, não adianta deitar tarde e esperar acordar cedo cheio de disposição, no dia seguinte.

Este ano estou a fazer um grande esforço para corrigir e mudar hábitos, largar o zapping e deitar-me mais cedo e acordar 30 minutos mais cedo. Percebi que estava sempre a correr para tudo o que me fazia sentir mais cansada.

Agenda

Organizar as metas mensais, semanais e diárias em uma agenda ou caderno de organização, vai ajudar-te a gerir melhor o teu tempo.

Procura consultar sempre a agenda, quando te sugerem um novo compromisso, assim não te comprometes com coisas a mais do que podes cumprir.

Redes sociais

O tempo perde-se na sua grande parte nas redes sociais. Elas são benéficas, quando utilizadas com moderação.

Dedica-te a cada tarefa e define um período para visitares as redes. Ajuda imenso ligar o Whatsapp no computador, enquanto trabalho, faz com que utilize menos o telemóvel.

Penso que acontece com quase todas as pessoas, ir ao telemóvel fazer algo e de repente já está a visitar as redes sociais.

O melhor horário

Procura perceber qual o teu melhor horário, ou seja, qual o período do dia em que consegues assimilar mais informação e produzir.

É algo que defere em cada pessoa, algumas conseguem acordar às 6h da manhã e realizar imensas tarefas outros só no período da noite.

No meu caso o meu pico de produtividade é mesmo à noite, penso estar associado aos três anos de faculdade à noite.

Pausa em cada tarefa

Pequenas recompensas são um bom estímulo. Determina um horário para cada tarefa e no término dela, podes fazer algo que gostes ou até mesmo para relaxar.

O grande erro é fazer tudo sem pausa alguma e iniciar novas tarefas de dias seguintes.  Isso não só trará mais stress e baixa qualidade no trabalho realizado.

Sem esquecer

Atenção estas são apenas algumas dicas, que funcionam quando são colocadas em prática. Não adianta aquela dita “obsessão” pelo tema produtividade. Onde se pesquisa muito mas faz-se pouco.

 

 

Ajudou? Tens mais dicas? Coloca nos comentários.

Partilhar